CURSO DE CULTIVO CELULAR 3D

4 DIAS DE CURSO, AULAS TEÓRIAS E PRÁTICAS

NOVA TURMA 2020

SOBRE O CURSO

CULTIVO CELULAR EM 3D

Objetivo

Apresentar as potencialidades do uso de células tronco e das ferramentas da engenharia tecidual para a produção de esferoides para atender as necessidades da medicina regenerativa e toxicologia. Demonstrar a importância do controle de qualidade para a confiança e reprodutibilidade dos resultados. Identificação das estratégias e ferramentas para produção, visualização, coleta, processamento e análise de esferoides. Análises bioquímica, celular e mecânica de esferoides. Perspectivas do uso de esferoides para bioimpressão. Ressaltando que o modelo de esferoides também tem sido extensivamente utilizado como modelos de tumores em todo o mundo.

Público Alvo

Cientistas e técnicos com conhecimentos básicos em culturas celulares e que desejam estabelecer modelos tridimensionais de cultura celular em seu próprio laboratório.

Planejamento

O curso consistirá de aulas teóricas sobre conceitos importantes na área de células-tronco, engenharia de tecidos e toxicologia assim como de conceitos avançados sobre metodologias de cultivos tridimensionais e bioimpressão

As aulas teóricas terão ainda como convidados: Dr. Rodrigo De Vecchi, do Centro de Pesquisa Avançada da L'oreal, cuja tema da palestra e aula demonstrativa será a epiderme humana reconstruída; Dra. Janaína Dernowsek, idealizadora da BioEdTech, compartilhando o seu grande conhecimento na área de bioimpressão; Prof. Tiago Albertini Balbino, COPPE/UFRJ, cuja área de atuação é o desenvolvimento de dispositivos microfluídicos para o cultivo celular, os quais vêm sendo desenvolvidos ao redor do mundo como metodologia alternativa ao uso de animais em pesquisa.

 

Além dos convidados internacionais: Francesco Bacchi, MSc, da startup CellDynamics, que apresentará novo equipamento desenvolvido para a visualização de esferoides em tempo real; Prof. Andrew Mearns Spragg, da startup Jellagen, apresentando um novo conceito em matriz de colágeno para o cultivo 3D

LOCAL DO CURSO

O BCRJ (Banco de células do Rio de Janeiro) fica dentro do Inmetro, em Xerém, Duque de Caxias. Segue endereço: 

Avenida Nossa Senhora das Graças, número 50, Prédio 32 - PTX - Parque Tecnológico de Xerém - Duque de Caxias, RJ. CEP: ​25250-020

HOSPEDAGEM

O BCRJ recomenda que as reservas de passagens áreas ou terrestres e hospedagem só deverão ser feitas após e-mail de confirmação da realização do curso. Não indicamos hotéis. Lembramos que o valor da hospedagem não está incluído no valor do curso! 

Sugerimos que se hospede na cidade do Rio de Janeiro. Após o e-mail de confirmação da turma, encaminharei uma pesquisa de satisfação dos hotéis realizada com os ex-alunos e que talvez possa lhe auxiliar na escolha da hospedagem.

TRANSPORTE GRATÚITO

O transporte para ir e vir do local do curso, geralmente, é realizado via fretado do Inmetro.  Após o e-mail de confirmação da turma, enviaremos mais informações.

 

Centro de referência e excelência em cultura de células no Brasil e na América Latina.

 
REFERÊNCIAS

BCRJ

O Banco de Células do Rio de Janeiro é o maior da América Latina com mais de 400 linhagens em seu acervo. Desde a sua criação em 1980 é considerado referência no isolamento, manutenção, armazenamento e distribuição de linhagens celulares de diferentes origens.

 

É uma iniciativa do Professor Radovan Borojevic, resultado do trabalho conjunto de cientistas, técnicos e estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Associação Técnico Científica Paul Ehrlich com o apoio da FINEP, FAPERJ, CNPq e UFRJ

Nossos cursos podem ser considerados autênticos treinamentos porque visam capacitar o profissional nas principais técnicas e controles que envolvem a cultura de células.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro). Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, por meio da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.

O Laboratório de Bioengenharia Tecidual (Labio) pertence à Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (DIMAV) e tem como missão prover à sociedade o mais alto nível de confiança, qualidade e inovação em bioanálises voltadas à saúde e melhoria da qualidade de vida, nos processos que envolvem cultivo de células e bioengenharia tecidual. Tem como objetivos apoiar ao setor produtivo e buscar o bem-estar da sociedade no desenvolvimento e validação de:

  1. métodos alternativos ao uso de animais para a determinação da toxicidade de produtos disponibilizados pela indústria;
     

  2. métodos para a avaliação da autenticidade e pureza de linhagens celulares utilizadas em ensaios in vitro, na pesquisa científica e também na indústria;
     

  3. métodos que permitem a produção, quantificação e caracterização de células e tecidos produzidos em laboratório para terapias celulares e testes de toxicidade;
     

  4. o entendimento dos fenômenos induzidos por nano partículas em sistemas biológicos, considerando o aumento de uso deste tipo de material na indústria contemporânea.
     

  5. Disseminar a metrologia biológica, as Boas Práticas em Culturas de Células e as metodologias acima listadas, por intermédio de palestras, seminários, cursos e publicações.

DOCENTES

Profa. Dra. Leandra Santos Baptista
http://lattes.cnpq.br/9333838838525208
Prof. Dr. Radovan Borojevic
http://lattes.cnpq.br/3858952284190499
Prof. Dr. José Mauro Granjeiro
http://lattes.cnpq.br/8928414093493138
Show More
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

PATROCINADORES

Um compromisso com as ciências da vida e com a importância de seu projeto.  O negócio Lonza Bioscience Solutions fornece ferra­mentas para a descoberta, desenvolvimento, produção e liberação de terapêuticos. Oferecemos vantagens únicas através da nossa experiência de alto valor e soluções, tais como: Células primárias e células-tronco com meios espe­cializados e reagentes; Plataformas de transfecção para aplicações exi­gentes; Ferramentas inovadoras de cultura de células e de análise ; Meios de cultura para a produção de terapêuticos; Ensaios de micoplasma e endotoxina para ajudar a garantir qualidade de seus ensaios.

CellScale was founded in 2005 with the goal of making custom mechanical test systems developed at the University of Waterloo available to other researchers.  The first system was a biaxial test system to better understand the relationship between glaucoma and scleral stiffness.  To accomplish the research goals, it was necessary to develop mounting techniques that were appropriate for this tough and rubbery material.  

Thermo Scientific instruments, equipment, software, services and consumables empower scientists to solve for complex analytical challenges in pharmaceutical, biotechnology, academic, government, environmental and industrial research, as well as the clinical laboratory.  Our products address a range of needs from sample, material characterization and chemical analysis to clinical diagnoses and biological-based therapeutics manufacturing.  

A Eppendorf AG foi fundada em 1945 e possui mais de 25 subsidiárias em todo o mundo. No Brasil tem suas raízes desde 1998 com o objetivo principal de apoiar nossos clientes e parceiros em toda América Latina, através de assessoria científica, suporte técnico e ações de Marketing. Nossa estrutura conta com responsáveis dedicados às atividades do mercado na América Latina Norte, América Latina Sul e Brasil.

 

Próxima edição em Julho 2019.

Participação Dr. Rodrigo De Vecchi, do Centro de Pesquisa Avançada da L'Oreal

 

FAÇA AGORA ONLINE SUA INSCRIÇÃO E NÃO PERCA SUA VAGA!

E-mail: ​ctab.bioprinting@gmail.com

Endereço

Avenida Nossa Senhora das Graças, número 50, Prédio 32 - PTX - Parque Tecnológico de Xerém - Duque de Caxias, RJ. CEP: 25250-020

QUER MAIS INFORMAÇÕES?